Questionário

QUESTIONÁRIO (Águas Lindas de Goiás - GO)


O PROJETO

1 - QUANDO O PROJETO LUZ DO SABER FOI INICIADO?
As aulas tiveram início no dia 17/08/2012, mas o projeto foi formulado, negociado e desenvolveu diversas atividades prévias desde março de 2012.
2 - CONTE UM POUCO DESTA HISTÓRIA. COMO ACONTECEU A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO NA UNIDADE? QUEM PARTICIPOU? COMO FOI MONTADO O LABORATÓRIO E DIVULGADO O PROJETO ENTRE OS ALUNOS?
A ideia de realizar um projeto de alfabetização de adultos em Águas Lindas surgiu de uma apresentação da Casa da União no Núcleo Luz do Oriente. O então presidente, José Araújo, atual representante, aderiu à causa e reuniu uma equipe de voluntários ligados à beneficência do núcleo para elaborar o projeto. O projeto foi posteriormente acolhido pela Casa da União e pela ONG Ninho dos Artistas, que se dispuseram a viabilizá-lo financeiramente por meio de parcerias.
Antes da aula inaugural, fizemos algumas reuniões, por volta de 10 (dez) encontros com a equipe de voluntários de Águas Lindas e de Brasília. Participaram destes e de outros encontros Sílvia Salim, Rodrigo Rodrigues, Rafaela Fortes, Tarcísio da Silva, Ednaldo Azevedo, Tereza Moreira, José Araújo, Everaldo Azevedo, Maria Gorete Alves, Auricélio Timbó, Fátima Nobre, Paulo de Tarso Akel, João Roberto Vieira, Regina Vieira, Aldinéia Oliveira, Francisco Sergio, Luiz Daré, Fabiana Alves, Luana Paz, Maria Ivete, Francicarla, João Marcelo Fernandes, Claúdia Fernandes, Lauréti Mascarin, João Deusdeluz Alves, Juliane Oliveira.
Para a divulgação uma equipe de voluntários fez uma pesquisa de campo. Visitaram moradores da comunidade vizinha ao Ninho dos Artistas em uma manhã de domingo pra verificar se a comunidade necessitava do serviço, fazendo o levantamento da real necessidade.  Também foi divulgado pela Associação Castelinho Cultural Ninho dos Artistas pelas pessoas que trabalham no local, para os pais e mães de alunos que participam das oficinas durante o dia.
O laboratório foi montado no salão da Associação Castelinho Cultural Ninho dos Artistas.

3 – ONDE O PROJETO FUNCIONA? O LOCAL PERTENCE À UNIÃO?  É ESCOLA? É CEDIDO? POR QUEM?
O projeto funciona no salão da Associação Castelinho Cultural Ninho dos Artistas, em Águas Lindas de Goiás, foi cedido um salão pelo senhor Ednaldo Azevedo, que é o presidente da associação e sócio da UDV, para que aconteçam as aulas. Portanto, o local não pertence à União.
4 – OS COMPUTADORES E O LABORATÓRIO FUNCIONAM EXCLUSIVAMENTE PARA O PROJETO LDS? SE NÃO, QUAL (IS) A(S) OUTRA(S) ATIVIDADES DESENVOLVIDAS?
Os computadores e o laboratório não funcionam apenas para as aulas do LDS, pois durante o dia acontecem aulas de informática para a comunidade local. Porém, alguns deles foram doados pela Casa da União, assim como alguns dos suprimentos, como fones de ouvido.

5 – FOI FEITA ALGUMA PARCERIA PARA QUE O PROJETO REALIZASSE? COM QUEM?
Originalmente, o Ninho dos Artistas e a Casa da União aderiram ao projeto, encarregando-se de mobilizar as parcerias necessárias para viabilizá-lo. O Núcleo Luz do Oriente manteve um grupo de voluntários para realizar as aulas. O Ninho dos Artistas, além do local, conseguiu financiamento da Petrobrás, durante um ano, para pagar duas pessoas diretamente envolvidas no projeto (um monitor remunerado, responsável por manter o curso, e uma educadora social, que visita, acompanha e orienta as famílias dos estudantes no acesso às políticas sociais). A Casa da União conseguiu o apoio da Bioon, que paga mensalmente um valor destinado ao custeio do projeto (materiais didáticos, pagamentos de ajuda de custo, etc.),  e outros apoios como o da Trammity e do gabinete da Deputada Perpétua Almeida (Acre) para a impressão das aulas.
Do ponto de vista pedagógico, contamos com o apoio da coordenação nacional do Luz do Saber, na pessoa de Lauréti Mascarin, e também com contatos com outras instituições que se dedicam à alfabetização de adultos, como com a CEPAFRE, na pessoa da profa. Maria Madalena. Contamos também com o apoio de integrantes do Luz do Saber em Goiânia, que nos forneceram informações valiosas sobre o funcionamento do laboratório.  

7 – QUE DIFICULDADES FORAM ENCONTRADAS? QUE SOLUÇÕES FORAM (OU ESTÃO SENDO) DADAS?
1. Evasão - No início das aulas tivemos a evasão de dois alunos. Para resolver a questão, a equipe se mobilizou para propagandear o curso. Um aluno de EJA regular começou a frequentar o curso e espalhou a notícia para seus companheiros de classe, que resolveram mudar de curso, frequentando o Luz do Saber. Além da propaganda “boca a boca”, o convite foi reforçado também pelo serviço de autofalante do Ninho dos Artistas.
Como resultado, no mês de dezembro, houve a inclusão de mais nove alunos que não sabem ler e nem escrever. Então tivemos que fazer algumas revisões das aulas anteriores com eles.
Esta recente adesão produziu mais um desafio para a equipe, que é um dos pontos da nossa avaliação atual: como lidar com alunos em diferentes estágios de desenvolvimento de alfabetização em uma mesma sala?
2. Desistência de voluntários - Outra dificuldade foi a desistência de alguns voluntários. Originalmente havia duas pessoas para acompanhar cada aula (um monitor voluntário, além do monitor remunerado), com o auxílio adicional da educadora social. Com o transcorrer do curso três pessoas desistiram. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, sendo a sexta-feira destinada, a cada quinzena, ao planejamento das aulas da semana seguinte.
Como o nosso grupo de voluntários semanal é pequeno ficamos com o Rodrigo, que é o monitor remunerado, a Ivete, que é a educadora social remunerada e com a Silvia e o Auricélio, que são voluntários que auxiliam uma vez na semana, porém quando necessário a Sílvia vai mais de uma vez na semana.
Uma das soluções apontadas foi a de criarmos aulas especiais, uma vez a cada quinzena, para incorporar profissionais de outras áreas que podem fornecer informações, realizar dinâmicas diferenciadas em sala de aula. Por exemplo: criar uma oficina de terapia comunitária ou de leitura, aproveitando os conhecimentos especializados de algum profissional voluntário que tenha disponibilidade para ir a Águas Lindas. As aulas "especiais" devem estar relacionadas com a palavra geradora trabalhada naquela semana.  
As soluções que estão sendo dadas são reuniões que fazemos uma vez por mês para procurar solucionar alguns problemas e também para avaliação do trabalho. Também estamos com a proposta de mais voluntários para auxiliar neste retorno das aulas em 2013, algumas pessoas já falaram que serão voluntários para auxiliar no trabalho. E quanto aos alunos novos, estamos com uma proposta de trabalho para atendê-los melhor no retorno das aulas a partir do dia 14 de janeiro de 2013.
3. Funcionamento dos computadores e da internet - Inicialmente este foi um problema para a equipe, pois os equipamentos disponíveis eram muito velhos e não conseguiam rodar o programa do Luz do Saber. A solução encontrada foi rodar o programa diretamente da internet, mas a sua conexão é lenta e instável. Depois de diversas reuniões entre equipe do projeto, Casa da União e Ninho dos Artistas, o problema foi solucionado, com a introdução de máquinas novas e de uma pessoa exclusivamente voltada para dar suporte técnico às máquinas.
A solução encontrada pela equipe durante o período crítico com as máquinas foi explorar ao máximo a mesa alfabetizadora, criando aulas especiais, capazes de prender o interesse dos alunos. 

8 – O QUE FAZ QUE O PROJETO LDS TENHA SUCESSO?
O sucesso do Projeto Luz do Saber está ligado primeiramente na alfabetização de jovens e adultos, através de um software, possibilitando assim a inclusão digital. Depois temos também um atendimento diferenciado das escolas que oferecem esta modalidade de ensino, porque nós procuramos ensinar os alunos com educação, atenção a cada um deles para que os mesmos se sintam importantes. Também temos um atendimento que vai além das aulas, que é o atendimento social, ou seja, temos uma educadora social, que encaminha os alunos quando necessário para serviços sociais como: dentista, oftalmologista, especialidades médicas no geral, CRAIS, Secretarias de ação social etc.
O grupo de voluntários possui muita motivação e criatividade e conta com uma equipe de suporte composta por educadores bastante experientes. Mensalmente são realizadas reuniões com esses profissionais, o que faz com que os problemas enfrentados no cotidiano sejam avaliados por um grupo maior e os encaminhados realizados para a solução de problemas.
As informações estão sendo registrada em um blog do projeto (http://luzdosaberaguaslindas.blogspot.com), com o objetivo de registrar e refletir sobre a experiência. A ideia é que ao fim desta primeira fase do projeto tenhamos elementos suficientes para realizar uma publicação sobre a experiência, com as lições aprendidas no processo.

9 – A FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DO LUZ DO SABER JÁ FOI REALIZADA? EM QUE DATA? QUANTOS FORAM FORMADOS?

Sim, tivemos dois momentos formativos, uma formação pedagógica com a professora Madalena Freire, membro do Fórum EJA - DF e do CEPAFRE – Centro Popular Paulo Freire, que desenvolve um trabalho com EJA, a formação aconteceu dia 28/10/2012 em Águas Lindas de Goiás, no Ninho dos Artistas. Foi realizada também uma formação no laboratório da EAPE, em Brasília-DF, no dia 02/12/2012, no horário de 09h30min às 17h00min, com a coordenadora Nacional do Projeto Luz do Saber Lauréti Mascarin. Essa formação foi sobre como trabalhar com o software do Luz do Saber, para depois ensinar aos alunos. Tivemos a participação de 20 pessoas.
Nesta formação quanto em outras reuniões realizadas pela equipe do projeto tem participado pessoas de outros núcleos de Brasília interessadas em implantar laboratórios do Luz do Saber no Distrito Federal.

10 - O NOVO SOFTWARE ESTÁ SENDO UTILIZADO?

Sim, estamos utilizando uma versão que está disponível na internet, no site do Luz do Saber, nossas aulas são online, pois não temos o programa instalado nas máquinas.





ALUNOS

QUANTOS ALUNOS FORAM ATENDIDOS EM 2012?

COMPLETAR COM O NOME, IDADE E COMO INICIOU O CURSO E NO ÚLTIMO QUADRO, O MOMENTO ATUAL DE LEITURA E ESCRITA

ALUNOS

Nome
IDADE
LEITURA INÍCIO
ESCRITA INÍCIO
LEITURA HOJE
ESCRITA
HOJE
1.      Aldo Rodrigues da Silva
43
Já tinha conhecimento
Alfabetizado com dificuldades
Tem algumas dificuldades
Escreve como lê com algumas dificuldades
2.      Antônia Ferreira dos Santos (Tânia)
59
Já tinha pouco conhecimento
Alfabética
Tem algumas dificuldades
Escreve com algumas dificuldades
3.      Antônia Carneiro Torres
35
Já tinha pouco conhecimento
Alfabetizada com muita dificuldade
Tem algumas dificuldades
Escreve como lê com algumas dificuldades
4.      Berenice da Luz Silva
52
Já tinha pouco conhecimento
Alfabetizada com muita dificuldade
Alfabetizada
Escreve como lê
5.      Cícero da Silva
46
Lê o nome
Silábica
Tem muita dificuldade 
Silábica
6.      Edinete da Silva França
31
Lê o nome
Alfabética
Com muita dificuldade 
Alfabética
7.      Eledilson Viana Aguiar
19
Já tinha pouco conhecimento
Alfabetizado com muita dificuldade
Tem algumas dificuldades
Escreve como lê com algumas dificuldades
8.      Francisca Joana Rapouso
69
Não tem leitura
Pré-silábica
Não tem leitura
Pré-silábica
9.      Francisco Canindé
71
Lê o nome
Silábico alfabético
Tem muita dificuldade
Alfabético
10.  Heldo Freire de Souza
36
Já tinha pouco conhecimento
Alfabético
Tem muita dificuldade
Alfabético

11.  Humberto Farias de Lima
35
Já tinha conhecimento
Alfabetizado com muita dificuldade
Tem
dificuldade
Escreve como lê com algumas dificuldades
12.  José Mendes
42
Já tinha conhecimento
Alfabético
Escreve como lê com algumas dificuldades
13.  José Wigo Alves de Oliveira
19
Já tinha conhecimento
Alfabetizado com dificuldade
Escreve como lê com algumas dificuldades
14.  Lindomar Gomes de Souza
32
Não tem leitura
Pré-silábico
Tem
dificuldade
Escreve como lê com algumas dificuldades
15.  Maria Canuto de Aguiar Barbosa (Mariazinha)
37
Já tinha conhecimento
Silábico
Tem muita dificuldade
Escreve como lê com algumas dificuldades
16.  Maria de Jesus da Silva Ribeiro
52
Já tinha conhecimento
Alfabetizada com dificuldade
Tem
dificuldade
Alfabético
17.  Maria dos Remédios de Lopes da Costa
68
Não tem leitura
Pré-Silábica
Não tem leitura
Pré-Silábica
18.  Maria José Mourão
67
Já tinha pouco conhecimento
Silábico
Tem muita dificuldade
Escreve como lê com algumas dificuldades
19.  Maria Lucia da Conceição da Silva
32
Já tinha pouco conhecimento
Silábico
Tem muita dificuldade
Alfabético
20.  Meire Lucia de Souza
43
Alfabetizada
com dificuldades
Alfabetizada
com dificuldades
Alfabetizada
Alfabetizada
21.  Natália Alves de Oliveira
32
Já tinha conhecimento
Alfabética
Tem muita dificuldade
Escreve como lê com algumas dificuldades
22.  Rizomar Costa Silva
45
Lê o nome
Silábica
Lê o nome
Silábica
23.  Sueli Soares Cardoso Siqueira
33
Alfabetizada
com dificuldades
Alfabetizada
com dificuldades
Alfabetizada
Alfabetizada
24.  Alexandre dos Santos
20
Não tem leitura
Pré- Silábica
Não tem leitura
Pré-silábica
25.  Maria Rosiane de Sousa Carlos
17
Não tem leitura
Pré- Silábica
Não tem leitura
Pré-silábica
26.  Luiz Paulo dos Santos Neto
19
Não tem leitura
Pré-silábica
Não tem leitura
Pré-silábica








MONITORES/PROFESSORES

Nome
Nº de alunos
Horas semanais
Escolaridade
Foi capacitado
Recebe bolsa/auxílio
Rodrigo Garcia
26
10 hs
2º grau completo
SIM
SIM
Ivete Queiroz
26
08 hs

SIM
SIM
Silvia Regina
26
2 hs
2º grau completo
SIM
NÃO
Auricélio Timbó
26
2 hs

SIM
NÃO
Maria Gorete Alves
26
2 hs
1º grau completo
SIM
NÃO
Tarcisio da Silva
26
2 hs
2º grau completo
SIM
NÃO
João Deusdeluz Alves
26
2hs
2º grau completo
NÃO
NÃO

COORDENADORES (coordenação pedagógica da turma de Águas Lindas)

NOME
Nº de Turmas
Horas semanais
Escolaridade
Foi capacitado
Recebe salário/auxílio
Rafaela Fortes Lima da Silva
01
2 hs
Superior Completo
SIM
NÃO
Fabiana Alves (apoio da coordenação)
01
Auxilia quando solicitada
Superior Completo
SIM
NÃO
Luana Paz (apoio da coordenação)
01
Auxilia quando solicitada
Superior Completo
SIM
NÃO



APRECIAÇÃO SUBJETIVA

NUMA ESCALA DE 0 A 5, MARQUE A POSIÇÃO QUE EM SUA OPINIÃO, MELHOR REPRESENTA A SITUAÇÃO DO PROJETO EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS ABAIXO MENCIONADOS

As respostas estão de vermelho.

OS SÓCIOS DA UNIDADE SABEM DA EXISTÊNCIA DO PROJETO
1
2
3
4
5

OS SÓCIOS DA UNIDADE VALORIZAM O PROJETO
1
2
3
4
5

A DIREÇÃO APOIA O PROJETO
1
2
3
4
5

A DIREÇÃO VALORIZA O PROJETO
1
2
3
4
5

A DIREÇÃO PARTICIPA DO PROJETO
1
2
3
4
5

VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM O PROJETO
1
2
3
4
5

IMPORTÂNCIA DO PROJETO NA SUA VIDA
1
2
3
4
5



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Este projeto é de grande importância para a nossa comunidade de Águas Lindas de Goiás e também para todas as comunidades que precisam participar do processo de alfabetização de jovens e adultos. Quando estamos ministrando as aulas com os alunos, nos sentimos felizes em ver pessoas tão interessadas em aprender, pessoas que têm uma idade avançada, mas que têm uma força de vontade incrível, nos satisfazemos em ver tantas pessoas felizes ao aprender coisas simples como seu nome, por exemplo.
Percebemos que a melhor forma de avaliar o Projeto Luz do Saber em Águas Lindas, é observando os alunos, pois a evasão neste primeiro semestre pode ser considerada baixa e a satisfação por parte dos mesmos é perceptível.
Queremos que o Projeto Luz do Saber continue e se espalhe pelas cidades de Brasília e entorno, para que mais pessoas possam se beneficiar deste belíssimo trabalho.
Somos gratos a todos que fazem com este projeto se torne realidade, em especial a Casa da União e a Direção do Núcleo Luz do Oriente.

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