Relatórios

02.04.13
A griô Fabíola trouxe a personagem Maria do Barro






          
Entre os presentes Ednaldo e Vince, um amigo Siciliano que veio com a Fabiola
   Relato de alguns acontecimentos das aulas do mês de março, em momento de ensaio de Carta Pedagógica, embora nesse universo virtual, seja mais adequando dizer “Email Pedagógico” ainda mesmo que Paulo Freire não esteja por aqui em matéria.
            Carta Pedagógica? Alguns devem esta se perguntando, mas é o relatório? Sim, o relatório vem por meio desta carta, anunciando também o que estar por vir, nossa próxima formação tem com tema central CARTAS PEDAGOGICAS, um jeito menos careta que Paulo Freire trouxe pra relatar  acontecimentos do seu dia-dia.




           Neste mês de março, passado, tivemos a conclusão de duas aulas importantes, depois do NAMORO, fomos pra TERRA e trabalhamos o tema, dez alunos fizeram trabalhos de colagem na mesa alfabetizadora, em folhas brancas, divididas em três partes, em cima ao centro a palavra TERRA, e nas colunas as palavras escritas: De PLANTAR; DE ORIGEM e NOSSO PLANETA, colaram imagens e palavras relacionadas as opções que a TERRA nos deu. Temos um mural de exposição dos trabalhos composto por recortes da música Cio da Terra de Chico Buarque, mas a música que ouvimos em sala foi Planeta Água na voz de Pena Branca e Xavantino, os alunos receberam a letra imprensa, quentinha na hora, ouviram e até cantaram.
       Existe ainda um movimento de idas e vindas de alunos, dona Francisca e seu Cícero voltaram porem não são muitos frequentes, Lindomar está trabalhando até mais tarde, o Risomar veio uns dias e está faltando muitos, Natalia apresenta dificuldades de aprendizagem, alguns bloqueios, insiste em dizer que os exercícios são difíceis e que não vai fazer, estamos trabalhando aos poucos com uma maior atenção pra ela nos dias que se faz presente.
       Tivemos aulas de matemática em todas as semanas do mês, Silvia e Auricelio trabalharam a disciplina, nas duas aulas em que a Educadora Silvia desenvolvia a matéria ouve falta de energia elétrica, mesmo assim os educandos gostaram.
         A aula MISSA passou rápido como a Semana Santa e de volta estamos em Abril, derradeiro mês da primeira fase do Projeto Luz do Saber Águas Lindas de Goiás, ainda temos uma formação prevista, aulas especiais e planejamento a serem realizados.  

25.02.13
          Tivemos como planejamento continuar nossas aulas após o feriado de carnaval na quarta-feira de cinzas, a maioria dos alunos, optaram em voltar as aulas do Luz do Saber apenas na segunda-feira dia 18.
          Na semana que se passou, continuamos a revisão de forma mais livre onde os alunos puderam navegar nas aulas de 1 a 12 no ambiente virtual, fizemos também aulas na mesa alfabetizadora, os alunos copiaram e responderam exercícios extras complementares que foram passados no quadro, bem como ditado de frases simples colhidas dos exercícios já realizados pelos mesmos.
Os alunos usam as camisetas do Luz do Saber -  doação do Ninho dos Artistas. 
Receberam também um kit (bolsa, caderno, lápis de cor, lápis e camiseta) - doação do CEPAFRE

01.02.13

Após período de recesso, voltamos às aulas no dia 14 de janeiro, focamos o conteúdo de revisão em que alunos fizeram exercícios formulados com base principalmente nas palavras geradoras das 12 aulas do Programa Luz do Saber. Tivemos também aulas de informática (Word) direcionadas aos alunos que apresentaram melhor desenvolvimento na leitura e escrita, as aulas foram ministradas nos dias 28 ao dia 30 pelo educador voluntário Auricélio.
Estiveram presentes 14 alunos em dias alternados, cujo dia de maior número presente foi de 12 alunos. Vejo que existem algumas necessidades a serem cumpridas pela equipe. 
Seguem sugestões das prioridades:
·         Funcionamento da internet, esta semana não funcionou, falei com o Ednaldo na terça-feira. (Alguém da coordenação do Luz pode fazer o pedido a Coordenação do Ninho? Preciso da Internet  para o bom funcionamento do Programa);
·         Copias das próximas aulas do Luz do Saber, aulas 13 e 14;
·         Visitas aos alunos do Luz do saber;
·         Compra de toner para impressora (preciso da impressora para imprimir exercícios extras e materiais didáticos, com autonomia);
·         Compra de materiais pedagógicos, de limpeza e lanche. (Fiz a lista, posso fazer a compra, mas preciso do cheque ou dinheiro);
·      Calendário das aulas Especiais, quarta-feira dia 06.02, Fabiola e Tábata  vem desenvolver aula em que contarão estórias de tradição oral, precisamos do calendário com as próximas aulas;
·         Atualização do Blog;
·         Copias de autorização de uso de imagem com os dados do Luz do Saber / Casa da União;
·         Impressão de crachá dos alunos;
                        ·         Conclusão do programa Luz do Saber, a meu ver, de preferencia na ultima semana do mês de Março.


Dezembro  2012

Em dezembro foram realizadas as aulas POLUIÇÃO E ROÇA. 
Aproveitamos os temas geradores e trabalhamos junto com os alunos, na aula:
  • Poluição, a importância da preservação  do meio ambiente, o lixo e a nossa cidade. 
  • Na aula Roça trabalhamos também a migração, o porquê de nossas famílias virem para Brasília e, por consequência, para Águas Lindas, a importância da vida na Roça para a produção de alimentos.
Tivemos a matrícula de 7 novos alunos no mês de novembro. Os alunos participaram das aulas principalmente no ambiente dos computadores e percebemos que existe a necessidade de ampliarmos a quantidade de voluntários, devido à quantidade de novos alunos e o desnivelamento dos mesmos em relação à turma anterior e  tendo em vista a desistência de alguns voluntários que se propuseram a participar no início do projeto. 
Concluímos as aulas no dia 18 de dezembro. Os alunos produziram cartões de Natal para presentearem entes queridos(as) e enfeitarem o mural Natalino. Realizamos a confraternização com os alunos e voluntários no dia 19/12.
A equipe de voluntários iniciará o planejamento a partir do dia 7 de janeiro de 2013, a volta as aulas será no dia 14 de janeiro de 2013.







Nenhum comentário:

Postar um comentário